Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Manual de maus costumes

Manual de maus costumes

26
Mar11

Separando a erva dos relvados

jorge c.

A memória é algo que influencia inevitavelmente a nossa percepção das coisas futuras. Qualquer episódio é por nós devidamente filtrado e inserido num de dois baús de recordações: o das boas e o das más. Não há meios termos. Ninguém se lembra de ter um dia mais ou menos, ou de ter conhecido uma pessoa assim-assim. É por isso que nos iludimos ou desiludimos. A coisa futura é sempre uma lotaria, como se diz na gíria das gírias. Mas há coisas futuras que não enganam, entrando novamente no universo das gírias, como o algodão.

Mas, antes de entrarmos na coisa futura, pensemos na coisa passada. Há episódios que nos ficam gravados, marcados como ferros em brasa no lombo das vaquinhas para atestar a propriedade do ganadeiro. E a memória é uma coisa marota que anda por aí a pairar como o terror na arte de Stephen King, sem aparecer, só lhe sentimos o cheiro, uma presença ténue mas perturbante. Este episódio de que vos falo começa logo por ter essa relação com o universo artístico, com o transcendente - o episódio é Paulo Futre.

Leva-nos a recordação a um relvado longo e plano. Sentimos-lhe o cheiro húmido e a textura escorregadia porque é nos joelhos do nosso heróis que parecem cabeças de ET's que vamos percorrer a mais eterna das distâncias. Há nesta primeira fase do episódio um tom poético que reconhecemos de qualquer lado, mas não seremos tão óbvios como a relação imediata com Wordsworth e um batido esplendor na relva. Há algo mais natural, mais orgânico. É então que sentimos o vento nos dedos e sabemos que quando este pequeno génio desliza na superfície tudo aquilo é um longo poema de Whitman. Essa memória longínqua não nos desilude porque a poética do velho Walt volta anos mais tarde na sua forma única de galvanizar os povos. Em vez do povo americano temos agora o povo sportinguista. Há emoção nessa chamada. Sigam-me, pois este é o Projecto. Não há desilusão. Há um regresso ao que antes foi vivido com outros gestos sublimes, agora substituídos por uma esperança eloquente.

Mas o episódio Futre não teria a mesma magnitude se não fosse a influência patente de uma ciência que reconhecemos do Dr. Leary. Futre é a experiência que deu resultado e que nos demonstra que estamos errados na relação com o desconhecido. Daí que o seu entusiasmo seja aquele com que Kerouac partiu, observou e partilhou numa euforia que só os tontos podem condenar.

Contudo, uma linguagem que se poderá considerar meramente lírica nasce para uma actualidade que nos assalta os nervos com uma solução. Este é o momento do triunfo da literatura sobre as coisas da economia e da política, uma sempre primeiro do que a outra para provar a grandeza deste triunfo. Não ficamos pela inovação sintática da sua explosão poética, vejamos para além. Vai vir charters. Pois virão. Cheios de gente que abrirá os olhos dos que atrapalharam o progresso que nos colocaria em totais condições de receber quem vai vir. Eles próprios, portanto. É a mais plena das lógicas num povo sem rumo que só um episódio que todo ele é literatura pode galvanizar. Não, meus queridos, não é uma mensagem fechada a um grupo específico. É o mais belo dos despertares da civilização. O Projecto é, todo ele, a Solução. E só podemos perceber isto quando acreditamos. Bem-vinda a nova evangelização que nasceu nos prados, ou, neste caso, nos relvados.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Um blog de:

Jorge Lopes de Carvalho mauscostumes@gmail.com

Links

extensão

  •  
  • blogues diários

  •  
  • media nacional

  •  
  • media internacional

    Arquivo

    1. 2014
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2013
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2012
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2011
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2010
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D