Até dói
A Alda faz aqui uma consulta de graça à imagem da Ensitel e levanta questões relevantes na forma como as empresas devem lidar com uma linguagem para a qual não estão minimamente preparadas (pelo menos muitas delas, pelo que vamos percebendo).
Se é verdade que as empresas portuguesas têm uma péssima relação com a comunicação, nomeadamente com as redes sociais, também não deixa de ser verdade que as redes sociais e os seus utilizadores poderão chegar a um ponto de descredibilização devido ao seu discurso radical. Nenhuma causa chegará a bom porto com discursos de ódio.
A certa altura, deixa de se perceber o motivo que leva a uma manifestação virtual e acaba-se inevitavelmente no ataque massivo acéfalo. Por mais prejudicial que isto seja para a empresa, começa a desenhar-se um padrão que qualquer dia fará com que estes movimentos percam credibilidade.
Hoje de manhã, através do Pedro Magalhães, descobri que Denis Dutton morreu. Este senhor foi o criador do Arts & Letters Daily e percebeu muito cedo que era possível promover verdadeiros conteúdos na web. O site é, hoje, um dos mais reconhecidos no mundo. Por isso, seria muito bom que se entendesse a web como este lugar de livre expressão e ao mesmo tempo credível que debate os assuntos numa lógica consciente.
As redes sociais - os seus utilizadores - têm ainda muito a aprender para compreender a sua relevância e tornar a sua voz mais eficaz. Como diria esse grande filósofo, o tio do Homem Aranha: "um grande poder gera uma grande responsabilidade".